quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cáritas de Coimbra alerta para pobreza e exclusão social

Terminou a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2016 e, mais uma vez, esta iniciativa provou o incrível trabalho que centenas de associações e entidades locais e nacionais realizam diariamente em prol da população em risco.

É, agora, hora de balanço, e a Cáritas Diocesana de Coimbra já o fez:

"Termina hoje a Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social que decorreu de 10 a 19 de outubro. A Cáritas Diocesana de Coimbra não deixou de assinalar a data integrando a iniciativa a decorrer a nível nacional que juntou cerca de 250 organizações, cujo objetivo é alertar para problemáticas relacionadas com pobreza e exclusão social.

As diferentes iniciativas locais espalhadas pelo país transformam este evento num acontecimento nacional marcante. A Cáritas Diocesana de Coimbra integrou a ação através do seu setor de Inclusão e do seu Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Guia.

O Setor de Inclusão realizou um conjunto de atividades culturais, desportivas, solidárias ou artísticas. Realizaram-se fóruns de debate, um passeio cultural com utentes pela zona histórica de Coimbra, uma visita guiada pelo Museu Nacional Machado de Castro, uma sessão de cinema, visualização de uma peça de teatro, um jogo de futebol, atelier de malabares, elaboração de um Mural sobre Pobreza e Exclusão Social e uma atividade radical de arborismo no Sky Garden. Os estudantes do curso de Direito da Universidade de Coimbra colaboraram também na iniciativa através de uma praxe solidária com o objetivo de recolher donativos alimentares. No Setor da Inclusão incluem-se os equipamentos da Cáritas de Coimbra: Equipa de Rua Reduz, Centro de Dia Sol Nascente, Centro viHda+, Centro de Alojamento Temporário Farol e Apartamento de Reinserção, cujos utentes e técnicos participaram nas atividades planeadas.

O CATL da Guia participou também ativamente na Semana, através de uma sessão sobre a promoção dos sem-abrigo com o objetivo de sensibilizar os alunos para a erradicação da pobreza e exclusão social. Participaram ainda numa palestra sobre voluntariado, um tema a ser desenvolvido ao longo do ano no Centro através de atividades no terreno onde será posto em prática o conhecimento adquirido na palestra. Nas ações participaram alunos dos 10 aos 16 anos, monitores e professores.


Além destas iniciativas a Cáritas Diocesana de Coimbra foi também referenciada pela organização da ação como detentora de uma participação constante na Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social através do Projeto Sementes do Saber, que tem como objetivo a angariação de padrinhos que garantem a continuidade escolar de crianças e jovens em situação de fragilidade económica, através de donativos em dinheiro ou da entrega de livros usados."

Sem comentários:

Enviar um comentário