quinta-feira, 17 de julho de 2014

A azáfama de 2013 nos Açores

No dia 17 de Outubro de 2013, o IAC-Açores, através da Valência Animação de Rua, promoveu um convívio, em colaboração com o Centro Social e Paroquial de S. Roque, entre o grupo de idosas que frequentam o Centro de Dia da freguesia, e o grupo de jovens alvo de intervenção da Valência Animação de Rua.

A iniciativa pelo combate à pobreza e exclusão social criou espaço para a partilha não só de alimentos, mas de experiências entre gerações. De tal modo que a azáfama era grande!
Adolescentes e a equipa de técnicos da Valência estavam juntos na confeção do almoço para os mais velhos da freguesia que frequentam o Centro de Dia, sendo que a refeição foi servida pelos adolescentes, numa manifestação de carinho. Um convívio salutar entre gerações que permitiu, entre conversas, e uma garfada, que os mais velhos exprimissem as suas vivências aos mais novos, e vice-versa.
Atividades como esta despertam a criatividade das crianças com quem trabalhamos, uma vez que, espontaneamente dedicaram rimas e danças às idosas presentes. Por outro lado, as convidadas cantaram para as crianças e contaram histórias das suas juventudes.
Esta troca de saberes inter-geracional revelou ser do ponto de vista educacional, um exercício de cidadania, ao consciencializar, tanto crianças como idosos, que todos concorrem para o sucesso e bem-estar da comunidade em que se inserem.





Sem comentários:

Enviar um comentário