sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Na Mealhada não faltam iniciativas para sensibilizar a população!

A Câmara Municipal da Mealhada promoveu um leque de atividades de sensibilização para a problemática da pobreza e da exclusão social, que decorreram no concelho de 11 a 19 de outubro. 
A autarquia da Mealhada, ao associar-se a esta campanha, pretendeu dar o seu contributo, sensibilizando a população para esta causa e mobilizando-a a lutar contra este fenómeno.

A Mealhada não ficou indiferente e a prova está no conjunto de iniciativas que desenvolveram! 
Desde Distribuições Alimentares da “Roda Viva” , a uma campanha de angariação de roupa interior, a uma campanha de angariação de produtos têxteis, a um workshop sobre “Refeições Económicas” , a um outro workshop de “Gestão de Orçamento Doméstico”, e ainda outro Workshop sobre “Procura Ativa de Emprego”. Mais ainda, organizaram-se Rastreios na Área da Saúde em diversas áreas.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Caminhada contra a pobreza e a exclusão social

A Taipa – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira fez novamente parte da organziação de iniciativas da Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social.

Este ano a data foi assinalada com uma Caminhada, cujo ponto de partida era no Centro Social do Cavaleiro. O alerta pelas situações de exclusão social e pobreza, sobretudo geradas por situações de desemprego foram um dos principais focos de atenção, tal como evidenciado nas fotografias seguintes.

Para o evento solicitava-se também a contribuição de um bem alimentar, como forma de colmatar as necessidades de determinadas famílias da região.



"Para além da crise: optimismo, criatividade e capacitação

O Núcleo Distrital de Leiria da EAPN, em parceria com várias entidades que integram o Conselho Local de Acção Social da Rede Social de Leiria e associados da EAPN Portugal, assinalaram a Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social através do lançamento de um manual sobre práticas positivas na intervenção social para apoiar os profissionais desta área que trabalham junto de famílias vulneráveis.

O objetivo do lançamento do  "Manual - Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social"
prende-se com a necessidade de criação de um instrumento de trabalho para profissionais da área social, de que são exemplo os/as assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e educadores sociais, que "trabalham, sobretudo, com famílias em situação de vulnerabilidade social".

Pode saber mais sobre a iniciativa através do link seguinte: Rede Europeia Anti Pobreza lança manual sobre prácticas positivas na área social.